top of page
RECENTES

O Conselho Administrativo-Fiscal da Tecnomol

  • Fernanda Gonçalves Barbosa
  • 15 de out. de 2014
  • 3 min de leitura

Uma Empresa Júnior é composta de várias instâncias e membros e exige grandes responsabilidades. Hoje, a Fernanda Gonçalves Barbosa, que é graduanda em Bioquímica na UFV e atual Conselheira Administrativo-Fiscal da TECNOMOL fala um pouco mais desse cargo.




Há tempos se vem discutindo sobre as áreas de atuação do Bioquímico e todos têm consciência que este é um curso que abrange diversas ciências, o que nos prepara de forma eficiente para o mercado de trabalho. Mas isso ainda é algo que sempre nos questionamos e durante a graduação nos perguntamos sobre quais as nossas opções após nos formar.


Nas universidades a visão de empreender e inovar ainda é limitada e estimular os alunos a pensar fora da caixa ainda é um desafio para os professores. Entretanto, é o saber empreender e inovar que irá levar os Bioquímicos para um mercado diferente do acadêmico e devemos desenvolver essas características ainda na graduação através da realização de estágios que busquem fomentar essa visão e da participação do Movimento Empresa Júnior.


Há dois anos faço parte da TECNOMOL – Empresa Júnior de Bioquímica da Universidade Federal de Viçosa, e atualmente atuo como Conselheira Administrativo-Fiscal. Dentro de uma empresa o conselheiro tem como função se portar como crítico e atuante, mas é algo que vai muito além de questionamentos e discussões, é estar se colocando como órgão máximo da empresa, e então instigar a Diretoria Executiva a realizar pontos de melhoria e de construção de uma gestão cada vez melhor. É preciso, como conselheiro, saber ouvir, procurar saber a opinião de outros conselheiros, e juntos procurar a melhor alternativa para resolver os problemas e o desenvolvimento de nossa Empresa Júnior.


O conselheiro é responsável por representar a empresa nas diversas instâncias do Movimento Empresa Júnior, além de acompanhar e analisar as finanças e contabilidade da empresa. Estamos em contato direto com todas as diretorias, com todas as ferramentas utilizadas, com o intuito de se obter um trabalho de qualidade e excelência. O fato de estarmos sempre acompanhando todos os passos da empresa é o que nos diferencia: estamos em contato tanto com o planejamento quanto com a execução das atividades, acompanhamos como a Diretoria de Qualidade mapeia o processo das atividades, como a Diretoria de Gestão de Pessoas mede a satisfação dos membros dentro da empresa, como a Diretoria de Marketing faz o contato com os clientes, como a Diretoria de Projetos gerencia a execução dos projetos, auxiliamos a Diretoria Administrativo Financeiro e Jurídico a manter as documentações atualizadas e junto com o Presidente e Vice-Presidente desenvolvemos alternativas para melhoria da execução de todas as atividades realizadas por cada diretoria. E esse contato é que nos fornece uma visão para todos os trabalhos que são realizados dentro das empresas no mercado de trabalho real.


Para ser um profissional não precisa ter a resposta para TUDO, mas saber quais caminhos percorrer para se conquistar o sucesso. O profissional em Bioquímica não é diferente, precisamos ir atrás daquilo que nos diferencie e que nos faça melhor a cada dia e para realizarmos nossos trabalhos com excelência. Não podemos deixar para pensar nisso no último ano da graduação ou quando estivermos em busca de um emprego, devemos ainda nos primeiros anos de graduação enxergar as oportunidades de crescimento profissional. E é isso que nós alunos do curso de Bioquímica estamos à procura ao participarmos do Movimento Empresa Júnior, e com total certeza estamos conquistando nosso diferencial.

ความคิดเห็น


Siga-nos
  • Facebook Basic Square
MENU
RSS Feed
bottom of page