O atual panorâma do Centro Acadêmico de Bioquímica da UFV
- Bioquímica Brasil
- 3 de fev. de 2015
- 3 min de leitura
Recebemos o memorando da atual Presidente do Centro Acadêmico de Bioquímica da UFV, Sarah Queiroz, relatando o atual panorâma. Um CA forte é reflexo de um curso maduro e consolidado, o que depende diretamente do envolvimento dos alunos. Confere aí!

Olá Bioquímicos e futuros Bioquímicos!
Todos sabem que nosso curso de graduação conta com um Centro Acadêmico (CA), uma entidade que existe para representar os estudantes do Bacharelado em Bioquimica, sendo um meio de contestar e propor soluções ao que não nos agrada. Existimos por estudantes e para estudantes, buscando cada vez mais um curso integrado com as questões que afetam a todos.
Sendo breve na história recente do CA de Bioquímica da UFV: há três anos aconteceu um acidente no local onde era alojada a nossa sede, e somado a um D.C.E considerado falido, não foi possível a continuidade de seu funcionamento, devido ao comprometimento de nossa estrutura física,estrutura financeira e do apoio do movimento estudantil. Entretanto, em 2013, com a entrada dos novos calouros, houve uma grande motivação em reativá-lo, uma vez que a importância do Centro Acadêmico em gerar um maior envolvimento de todos os alunos nas questões do curso ficou evidente para esta nova leva de futuros bioquímicos. Para tornar possível nosso trabalho, reformamos a sede, conseguindo móveis e tudo o que é necessário para a gestão.
Dentre as atuais responsabilidades do CA da Bioquímica-UFV estão:
Integração dos calouros todos os anos;
Distribuição de materiais de estudo repassados de veteranos a calouros, o que facilita bastante a vida acadêmica;
Realização de eventos de forma democrática a todos que quiserem participar, principalmente relacionadas à extensão universitária;
Preparação de um novo Simpósio focado em Bioquímica programado para o próximo período (2015-1);
Contínua formulação de um jornal informativo com assuntos que são de interesse a todos nós;
Garantir o contato dos estudantes do curso com o órgão de representação estudantil geral, que é o Diretório Central Estudantil (DCE);
Atualmente participamos da comissão da “Marcha Nico Lopes 2014”, de grande valor histórico para as comunidades da UFV e de Viçosa e região;
Discutir soluções para os problemas do curso e dos estudantes, pois o CA é o acesso dos alunos aos órgãos colegiados da UFV, através de representantes estudantis.
Desde o seu ressurgimento, vários membros passaram e contribuíram com nosso trabalho, e atualmente a Chapa Ciei, eleita por Assembleia realizada pelos então representantes do CABQI, é constituída por: Sarah Queiroz; Ana Maria Camargos, Angélica Quinelato, Danilo Santos, Gabriel Galvão, Helaindo Júnior, Izabela Galvão, Otto Fraga, Lucas Giello, Naira Teixeira, Nicolly Vieira e Raissa Andrade, totalizando 12 membros efetivos.
Então pessoal, agora com isso tudo, temos que buscar mais a união entre os três cursos de Bioquímica do Brasil. A discussão de problemas e valorização do curso no cenário nacional é a deixa para que possamos trocar experiências e ganhar mais força e nome para o profissional Bioquímico. Sendo a UFV primogênita, temos o peso de um relativo curto tempo de existência, mas observamos aqui muitos avanços na área da pesquisa cientifica, com um considerável aumento da infraestrutura. É fácil percebermos cada vez mais o incentivo neste lado, mas ainda temos muito a conquistar frente a outras questões. Queremos resultados para a organização e representatividade estudantil, já que quanto mais unidos, mais fortes seremos.
Sarah de S. Queiroz,
Presidente do Centro Acadêmico de Bioquímica, UFV
Comments