O Centro Acadêmico de Bioquímica da UEM
- Bioquímica Brasil
- 11 de mar. de 2015
- 2 min de leitura
O Bruno Ribeiro Gomes, atual Coordenador de Cultura e Eventos do Centro Acadêmico de Bioquímica da UEM, fala um pouco sobre a atual estrutura do órgão, sua importância e suas metas. Confere aí!

Olá Bioquímicos e futuros bioquímicos!
Nosso curso conta com um Centro Acadêmico (CA) que tem em seu nome uma homenagem a um dos criadores do nosso curso na Universidade Estadual de Maringá (UEM): “Adelar Bracht”. Criamos o CA com o intuito de criar uma entidade que represente os estudantes do curso de Bioquímica, e para que haja maior interação entre os estudantes do mesmo. Constituído por estudantes, buscamos estar integrados às questões que afetam a sociedade como um todo.
O CA de Bioquímica da UEM foi fundado em Setembro de 2013, sendo oficializado como CA apenas um ano depois. Criou-se o CA com o intuito de intensificar a interação entre os alunos de todos os anos do curso de Bioquímica, além de termos alunos que formem uma comissão preza pelo desenvolvimento do curso, representando-o em eventos e reuniões. Atualmente, estamos a procura de um espaço físico na universidade para alocarmos nossa sede do CA.
Dentre as atuais responsabilidades do Centro Acadêmico “Adelar Bracht” da UEM estão:
Integração dos calouros de todos os anos, sendo 4 no total;
Criação de um acervo de livros e de materiais de estudo repassados de veteranos a calouros, o que facilita bastante a vida acadêmica;
Realização de eventos de forma democrática a todos que quiserem participar, principalmente relacionadas à extensão universitária.
Garantir o contato dos estudantes do curso com o órgão de representação estudantil geral, que é o Diretório Central Estudantil (DCE).
Discutir os problemas do curso e dos estudantes e criar soluções para os mesmos, pois o CA é o acesso dos alunos aos órgãos colegiados da UEM, através de representantes estudantis.
A primeira, e atual, Chapa eleita por Assembleia Geral realizada pelos então representantes do CA de Bioquímica, é constituída por: Vivian Suemi B. Tamura, Eduardo Souza, Gabriela Pestana, Letícia Fernanda Bossa, Vanessa Zart, Bruno Ribeiro Gomes, Francielle Dias, Nayara Campanenute, totalizando 9 membros efetivos.
Meu ponto de vista sobre a importância dos CA de todos os cursos de Bioquímica do Brasil, é de que, por meio deles, temos maior possibilidade de mantermos contato com os estudantes das outras universidades, que no nosso caso são UFV e UFSJ. Temos como consequência disso a possibilidade de trocarmos experiências, conhecimento de maneira mais ampla, que faz com que a profissão de Bioquímico ganhe mais força e garanta o devido reconhecimento que este profissional merece. Somos a única universidade do sul do Brasil a oferecer o curso de Bacharel em Bioquímica e o mais novo do Brasil, por outro lado, ainda encontramos certa dificuldade de consolidar o nosso CA e de adquirir notoriedade das empresas em relação às possibilidades que o Bioquímico pode oferecer. Para isso que estamos trabalhando para que os alunos sintam-se orgulhosos de fazer parte desta universidade e de ser um Bioquímico.
Bruno Ribeiro Gomes,
Coordenador de Cultura e Eventos do Centro Acadêmico de Bioquímica “Adelar Bracht”
Kommentarer