Você sabe o que é Bioeconomia?
- Bioquímica Brasil
- 18 de mar. de 2015
- 2 min de leitura
Em uma série de textos no blog InfoPetro, o professor Jose Vitor Bomtempo, da UFRJ, vem explicando o conceito de Bioeconomia. Ela tem tudo para incluir o Brasil de forma soberana e como forte player global neste novo tipo de indústria.

Em uma serie de textos no blog InfoPetro, o professor Jose Vitor Bomtempo, da UFRJ, vem explicando o conceito de Bioeconomia, ou seja, uma nova industria baseada em biomassa e biotecnologia, capaz de gerar sustentabilidade, inovações e um novo ciclo econômico mundial. Novo ciclo este que tem tudo para incluir o Brasil de forma soberana e como forte player global, desde que sejam tomadas decisões para deslanchar este novo tipo de industria em nosso pais. Leia mais nas postagens do prof Bomtempo: "bioeconomy … encompasses the production of renewable biological resources and the conversion of these resources and waste streams into value added products, such as food, feed, biobased products and bioenergy. Its sectors and industries have strong innovation potential..."
Leitura completa: Os fatores de competitividade na Bioeconomia "O etanol 2G está trazendo novas empresas para a indústria. Se a bioeconomia é uma indústria em construção, ainda sem estrutura definida, a presença de novas empresas que lançam e tentam viabilizar novos conceitos é fundamental para orientar esse processo de estruturação da nova indústria. Nesse processo, novas empresas com novas estratégias e modelos de negócios entram na indústria. No caso brasileiro, é extraordinário que uma nova empresa como a Granbio tenha sido criada e construído uma das primeiras plantas de etanol 2G do mundo." "As tecnologias para fazer o tratamento da palha ou do bagaço para liberar os açúcares simples contidos na celulose e hemicelulose são um passo incontornável para o futuro da exploração da biomassa como matéria-prima industrial. A biotecnologia avançada precisa de açúcares para os processos fermentativos e enzimáticos e o chamado açúcar de segunda geração – o açúcar contido nos materiais lignocelulósicos – é o ponto de partida da indústria do futuro."
Leitura completa: Etanol 2G, um passo importante para a Bioeconomia "Desde que a indústria baseada em biomassa começou a identificar que as oportunidades mais interessantes e promissoras não se encontravam necessariamente ou exclusivamente nos biocombustíveis, mas em bioprodutos e biomateriais, surgiu uma pergunta chave: quais os “melhores” produtos que deveriam ser explorados a partir da biomassa?" Leitura completa: Os novos produtos da Bioeconomia
תגובות