top of page
RECENTES

Bioquímico: uma profissão, várias carreiras?

  • Movimento BioquímicaBrasil
  • 26 de ago. de 2015
  • 6 min de leitura

Quais são as carreiras que o Bioquímico pode fazer em empresas e indústrias? É exatamente o que veremos no texto do Bruno Lima hoje!


Em geral, quando estamos na universidade, não temos muita noção de quais setores de empresas e indústrias um bioquímico poderia trabalhar. E nem qual seria a hierarquia de cargos e funções, uma vez que estamos acostumados com a via acadêmica, a primeira hierarquia a que temos contato: iniciação científica, mestrando, doutorando, pós-doutor, e professor/pesquisador.


Em empresas e indústrias, existe também uma progressão hierárquica. Porém, essa progressão se deve um pouco menos em função de títulos e mais por tempo de experiência e especialização não acadêmica (cursos de pequena duração, MBA etc..)


Qual seria essa hierarquia? Este site da catho mostra bem a hierarquia comumente utilizada em empresas e indústrias. Esta hierarquia se aplica a todas as empresas e indústrias em que o bioquímico pode atuar, chancelado pelas habilitações permitidas pelo Conselho Regional de Química e currículo efetivamente cursado: empresas e indústrias da área química, de alimentos, análises clínicas e toxicológicas e diagnóstico molecular, papel e celulose, farmacêutica, biotecnológica, cosmética, agrária, veterinária, águas e esgotos e bioenergia.


Mas, e quais são os setores que o bioquímico pode atuar? Apesar de focarmos para empresas e indústrias biotecnológicas, o mesmo é válido para todas as outras empresas indústrias das áreas acima citadas. Veja:

  • Melhoria Contínua de Produtos e Processos: avalia, propõe melhorias e otimiza os processos biotecnológicos (por exemplo, fermentação para produção de bioetanol) a fim de diminuir custos e tempo de produção e gerar produtos com uma qualidade ainda melhor. Propõe novas ideias, define se as soluções apresentadas são viáveis e se devem ser implementadas. Estuda e analisa o comportamento atual do processo biotecnológico, identificando novas oportunidades ou modificações dos processos. Realiza pesquisas de mercado e concorrência (benchmarking), contato com fornecedores para substituição de equipamentos/matérias primas/reagentes, homologação de processos, execução de testes em bancada ou fábrica. Realiza a transferência de tecnologia e protocolos do setor de P e D para a produção e controle de qualidade. Algumas vezes é um setor a parte na empresa, outras vezes está sobreposto ao setor de Pesquisa e Desenvolvimento ou ao Controle e Garantia de qualidade. Por exemplo: Melhoria e P&D em Enzimas comerciais.

  • Supervisão/Coordenação/Gestão de laboratório e plantas-piloto e plantas industriais: coordena, distribui e controla a realização de atividades nos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento ou controle de qualidade ou produção biotecnológica. Analisa registros de ocorrências técnicas operacionais, avalia condições de equipamentos e acessórios. Planeja as calibrações nos equipamentos, elabora planos e metas de trabalho, coordena pessoas. Garante que a execução dos procedimentos sejam cumpridos conforme normas vigentes. Faz cotação de insumos laboratoriais, atendimento a clientes internos e externos, elabora e apresenta relatórios de gestão, redige laudos , acompanha e valida análises químicas. Por exemplo: Responsável Técnico por qualidade e tratamento de água, Gestão de SAAE.

  • Líder de Produção Industrial: Segue as etapas estabelecidas de fabricação atendendo BPF e BPL; Executa o controle diário dos processos biotecnológicos (área de Upstream e área de Downstream); Elabora documentos relacionados aos equipamentos, área e processos (POPs); Garante a qualidade dentro da área produtiva, conforme procedimento interno; Acompanha as etapas de validação de processo e qualificação dos equipamentos; Garante que o processo produtivo se encontre dentro das normas e requerimentos; Acompanha e avalia os resultados analíticos, após o encaminhamento das amostras para os laboratórios de controle da qualidade; Descarte e tratamento dos resíduos, seguindo normas e procedimentos vigentes; Confere as matérias-primas recebidas, verificando se a matéria-prima está de acordo com o solicitado.

  • Controle de Qualidade: realiza inspeções e análises de matérias-primas, reagentes, produtos-intermediários e produtos finais, aprovando-os ou reprovando-os de acordo com padrões aceitos pela política interna de qualidade e normas nacionais e internacionais. As análises realizadas vão desde inspeção visual e análise de documentos e laudos até análises químicas, bioquímicas, físico-químicas, microbiólogicas e biotecnológicas. Preenche relatórios e laudos e elabora instruções de trabalho. Seleciona metodologias, materiais, reagentes e critérios de amostragem para emitir laudo de análises. Por exemplo, controle de qualidade de biofármacos e controle de qualidade em alimntos/sucos.

  • Análises Laboratoriais: realiza análises laboratoriais diversas nas análises químicas, bioquímicas, biológicas, clínicas, toxicológicas, biologia molecular e diagnóstico molecular, ambientais, bromatológicas e microbiológicas; realiza a escolha do método e do equipamento, interpreta o resultado e emite o laudo conclusivo.

  • Garantia de qualidade: acompanha sistematicamente as atividades de produção biotecnológica e de controle de qualidade de forma a garantir que estas estejam de acordo com políticas internas de qualidade, boas práticas (de fabricação-BPF ou de laboratório-BPL) e normas nacionais e internacionais de qualidade. Auxilia na elaboração e implementação de modelos e ferramentas de controle da qualidade. Elabora mapeamento de processos, instruções de trabalho, análise e correção de não-conformidades e acompanha e realiza auditorias interna e externa.

  • Gerência de Projeto: gerencia projetos (por exemplo, um projeto científico ou de instalação de técnicas e equipamentos novos em controle de qualidade), estabelecendo seu escopo, planejando sua execução e verificando o seu progresso e uso de recursos humanos e financeiros, a fim de cumprir metas, prazos, cronogramas e custos estabelecidos. Identifica os riscos do projeto e estuda formas de diminui-los. Planeja as entregas (resultados) do projeto junto aos stake holders (clientes ou interessados no projeto), certificando-se de que o produto entregue está de acordo com o escopo e com as especificações planejadas. Auxilia as frentes de trabalho compostas pelos stakeholders, setores de negócios, logística, compras e recursos humanos. Responsabiliza-se pela confecção do termo de abertura do projeto, escopo, cronograma, prazos, apresentações, relatórios e documentos de todo projeto. Por exemplo: Gestão de projetos e inovações.

  • Gerência de Inovações: gerenciamento do portfólio de projetos de desenvolvimento de produtos, sendo responsável pela seleção das prioridades, prazos e orçamento. Prospecção de oportunidades e parceiros de inovação aberta ou in house. Viabilização de projetos com demandas e/ou competências internas ausentes. Elaboração do Planejamento Tecnológico, definindo estratégias no escopo tecnológico e de inovação.Conhecimentos em análise de mercado, prospecção tecnológica, análise de patentes, transferência de tecnologia e formação de times de empreendedores, formação de spin-offs e start-ups.

  • Representação técnico-comercial: elaboração de propostas comerciais de produtos, equipamentos e serviços de bioquímica, biologia molecular, biotecnologia etc... Divulgação de novos produtos, serviços e promoções. Desenvolvimento de vendas consultivas. Apresentações técnicas na área de biotecnologia, inclusive com participação em congressos científicos como expositor. Requer conhecimentos de marketing, gestão e vendas. Responsável pelo relacionamento comercial entre a empresa e sua carteira de clientes. Efetuar negociações buscando cumprir as suas metas de vendas. Acompanhar e monitorar vendas, comportamento dos clientes e concorrência.Prospecção de novos clientes. Visitar, na periodicidade e roteiro definidos pela empresa, todos os clientes de carteira. Monitorar os processos de logística e pós-venda junto aos clientes. Executar as ações de marketing conforme definido pela área e realizar sondagens e pesquisas de junto a sua carteira de clientes. Por exemplo: Vendas, Representação técnica e engenharia de aplicações.

  • Engenheiro de aplicação: apesar de nome, não é necessário ser engenheiro para realizar essa função, mas sim, ter altíssima capacitação técnica, em geral com Doutorado ou Mestrado.É responsável por levantar informações para interpretar as necessidades técnicas do cliente. Realizar instalação, treinamentos, troubleshooting de equipamentos. Realizar apresentações técnicas aprofundadas (palestras). Requer conhecimentos de marketing, gestão e vendas.

  • Assessoria Científica e Marketing de produtos científicos e industriais: suporte técnico ao cliente, provendo esclarecimentos técnicos sobre metodologias aplicadas, podendo ser necessário comparar diferentes protocolos analíticos e ajudar com interpretação de resultados.Fazer parte das ações de marketing e vendas, participando de encontros de comitês técnicos. Participar, junto à equipe de vendas, em novos projetos que necessitam de uma avaliação crítica dos níveis de serviços necessários e da capacidade de produção de análises para atender a demanda do cliente. Fazer uso eficiente de todos os níveis de serviços visando produtividade e rentabilidade dos projetos; Criar oportunidades para expandir o conhecimento técnico, científico e assuntos regulatórios; Identificar os potenciais clientes/instituições e pro ativamente desenvolver relacionamentos comerciais; Coletar informações sobre o Mercado, sobretudo concorrentes parOa suporte ao desenvolvimento de estratégias de marketing e vendas;

  • Pesquisa e Desenvolvimento: este merece uma postagem a parte, porque o P&D industrial é diferente do acadêmico, embora utilize as mesmas habilidades. Pesquisa e desenvolve novas tecnologias, provas de conceitos, protocolos, protótipos e aplicações. Preenche relatórios elabora apresentações de resultados e instruções de trabalho, seleciona metodologias, materiais, reagentes e critérios de análises e interpretação de resultados. Por exemplo: P&D industrial em Melhoramento Vegetal e em biofármacos veterinários.


Se você gostou desse post também deverá gostar de:





Comentários


Siga-nos
  • Facebook Basic Square
MENU
RSS Feed
bottom of page