8 de Maio - Dia do Bioquímico
- Bioquímica Brasil
- 8 de mai. de 2016
- 3 min de leitura

Algumas datas são mais significativas que outras. Não são todas que merecem destaque, mas o 08/05 passou a ser uma data singular. O motivo? Hoje se comemora o Dia do Bioquímico, em memória ao início do primeiro curso de graduação no Brasil, na Universidade Federal de Viçosa. De lá pra cá, já se contam 15 anos de história, sonhos, lutas e muitas conquistas.
O nosso curso já nasceu sonhador, do tipo que vislumbra preencher um nicho que quase ninguém enxergava. Já nasceu garrido, lutando pela autonomia do próprio nome. Nasceu moderno, olhando pro futuro e antecipando tendências. Não pela facilidade, mas pela necessidade de existir no cenário nacional. Aos poucos a ideia foi ganhando força e alguns anos depois, a Universidade Federal de São João del-Rei e a Universidade Estadual de Maringá já haviam se juntado à luta e criado seus próprios cursos.Em pouco tempo, os frutos já eram perceptíveis: alunos sempre elogiados nas pós-graduações e universidades do país, profissionais competentes no mercado de trabalho e indivíduos com alma empreendedora se arriscando para criar o próprio negócio. Aos poucos a sociedade foi conhecendo mais a Bioquímica.
Mas tudo isso não era o bastante. Pelo menos não pra alguns de nós.
O Movimento Bioquímica Brasil nasceu da ambição de alguns bioquímicos. O ideal era bem simples: fazer mais. Maiores avanços profissionais, de forma mais rápida e com maior incisão social. Aproximamos o mercado do bioquímico, para que ele possa se inserir melhor. Apresentamos o bioquímico ao mercado, tornando-o uma contratação interessante para empresas. Criamos coesão entre os cursos, sendo ponte de comunicação e unificação de objetivos. Enviamos um esboço de Resolução Normativa ao Conselho Federal de Química, visandobalizar o Bioquímico perante os concursos públicos e mercado. E como se não bastasse, buscamos e alcançamos a sociedade brasileira com conteúdo informativo e educativo, contribuindo pra formação e divulgação da ciência e da bioquímica no país. Tudo isso em 2 anos.
É nesse espírito de conquistas e marcos em nossa história como Bioquímicos, que hoje também anunciamos o Símbolo do curso de Bioquímica! Eleito através da participação ativa de toda a comunidade no país, em um processo democrático e transparente, marcando a história do curso para sempre. Com essa junção de esforços, a comunidade bioquímica dá, hoje, mais um passo fundamental para a consolidação da sua identidade do curso e do seu profissional, conquistando cada vez mais espaço na sociedade e no mercado de trabalho.
Hoje, o ideal persiste. À cada conquista, ganhamos novo fôlego. À cada mensagem de agradecimento recebida, à cada empresa buscando um bioquímico, à cada convite para contar a história do movimento e participar de eventos organizados por bioquímicos, à cada entrevista, editorial ou notícia com bons impactos, o ânimo se renova e os projetos se ampliam.
Nós, bioquímicos, somos feitos da mesma matéria lutadora, garrida e inovadora usada na criação do curso. Somos formados de conhecimento e novidade, formados para inovar, inventar, criar. Seja uma grade curricular, uma tecnologia, ou até mesmo uma carreira. Feitos pra olhar além!
A curiosidade que nos aguça, a base teórica que nos instiga e a paixão pela complexidade da vida faz do nosso olhar um prisma único. Porque, para nós, a resposta simples não é o bastante e um microlitro de liquido transparente é muito mais do que aparenta ser.
Olhe, mas não apenas por olhar. Olhe como um Bioquímico!
Se você gostou desse texto, provavelmente irá gostar de:
por Movimento Bioquímica Brasil
Comments