Descomplicando a Bioquímica com Campbell e Farrell
- Bioquímica Brasil
- 3 de jul. de 2016
- 2 min de leitura
Editor: Marcelo Depólo Polêto

Quando se fala em bioquímica, grande parte das pessoas já associa o termo a algo de difícil compreensão; algo complicado, que exige esforço excessivo para ser compreendido.
No entanto, existem diversos autores de livros didático que visam desmistificar esta visão pré-elaborada, e tornar mais acessível a estudantes de diferentes áreas os tópicos relacionados à estrutura e função de biomoléculas e seu metabolismo.
Dentre estes autores encontram-se a química Mary Campbell e o bioquímico Shawn Farrell. Eles são os responsáveis pela elaboração da obra Bioquímica, já conhecida pelos estudantes da área, antes editada em três volumes e agora lançada em volume único.
Este livro didático não é destinado a especialistas ou estudantes de bioquímica em já avançada situação de conclusão da graduação, e sim a estudantes destes cursos em períodos inicias e a estudantes de outras áreas que se interessem pelo tema. Visa introduzi-los no universo da bioquímica com explicações claras e de maneira o mais aplicada possível, em 24 capítulos.
Aborda-se na obra temas como a dinâmica dos componentes celulares, a bioquímica da água, estrutura e função de biomoléculas, biologia molecular, e metabolismo intermediário. No entanto, uma interessante característica de Bioquímica é a seção “Tópicos Modernos de Bioquímica”, que inicia o livro. Esta aborda temas atuais de grande interesse da população em geral, como câncer de mama, células-tronco, depressão, envelhecimento, dentre outros, com enfoque bioquímico.
De leitura fácil (com a inclusão de glossário nas margens das páginas), com capacidade de diálogo com recentes resultados de pesquisas científicas (em temas como proteômica, microRNA, virologia, modificações em histonas para regulação de expressão gênica, etc.) e bibliografia comentada, Bioquímica vai além da maior parte dos livros didático com esta temática. Traz ao leitor capítulos altamente relevantes como: “Técnicas de biotecnologia com ácidos nucleicos”, “Vírus, câncer e imunologia” e “A importância das variações de energia e do transporte de elétrons no metabolismo”.
Além disso, possui dois tipos de quadros dentro dos capítulos. O “Conexões Bioquímicas” discute correlações de tópicos de Bioquímica e o dia-a-dia (por exemplo: “Manteiga versus margarina – qual é mais saudável”), ou tópicos de Bioquímica e as atualidades em ciência (por exemplo: “A engenharia genética na agricultura”). O “Aplique seu conhecimento”, assim como as “Perguntas de Raciocínio” ao final dos capítulos, visa fornecer ao leitor a oportunidade de resolução de problemas temáticos.
Logo, Bioquímica é a prova do sucesso dos autores no desafio de falar sobre este tema para calouros dos bacharelados em bioquímica e estudantes de outros cursos não tão relacionados como Física, Engenharias e Geologia. Desmistifica-se a bioquímica e apresenta-se a mesma como algo atual, aplicado, vivo, fascinante e em constante transformação. Sem dúvida uma referência interessante para auxiliar-se nos estudos da temática bioquímica de maneira dinâmica e conectada à realidade da ciência na atualidade.
Dados do livro:
Título: Bioquímica
Título Original: Biochemistry (8th edition)
Autores: Mary K. Campbell e Shawn O. Farrell
Ano de lançamento no Brasil: 2015
Editora: Cengage Learning
Número de páginas: 812
ISBN: 978-85-221-1870-0
.
por Movimento Bioquímica Brasil
Bình luận